quarta-feira, 26 de maio de 2010

Políticas de inserção das tecnologias nos contextos de formação

Na palma da mão: MP4 a serviço do ensino a distância Newton Almeida
“Com os recursos multimídia que a tecnologia nos disponibiliza, é cada vez menor a distância entre aulas presenciais e a distância". Carlos Alberto Chiarelli*, diretor de ensino do IESDE Uma nova ferramenta pode elevar positivamente os índices do ensino superior no Brasil. Trata-se do aparelho MP4 que o Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde) deve lançar em outubro para incrementar o Sistema de Apoio ao Ensino (SAE), que a empresa oferece para instituições de educação a distância, o chamado sistema e-learning. O MP4 que a empresa vai disponibilizar para as instituições terá capacidade para uma carga de 50 aulas de 50 minutos cada. De acordo com o diretor de ensino do Iesde, Carlos Alberto Chiarelli, um único aparelho poderá portar um curso inteiro. Chiarelli ressalta que a grande vantagem das aulas em MP4 é a "portabilidade do conhecimento", ou seja, o estudante vai poder assistir às aulas no ônibus, no metrô e até em intervalos de jogos de futebol. "Isso vai facilitar a vida de pessoas mais ocupadas, que precisam enfrentar a correria do dia-a-dia. Essas pessoas poderão ter mais oportunidades de acesso às aulas", afirma o diretor. Chiarelli conta que a nova ferramenta pode ser um marco do ensino à distância no País. Segundo ele, há algum tempo a qualidade do ensino à distância foi muito questionada porque o aluno não tinha acesso a dinâmica didática do professor. Depois vieram as aulas em DVDs, que reduziram os custos de envio de material e de produção. "Hoje já é possível o aluno interagir quase que instantaneamente com o professor", afirma. O diretor conta que o ensino a distância teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Ele credita parte desse crescimento à tecnologia, que vem desmistificando os cursos a distância. "Com os recursos multimídia que a tecnologia nos disponibiliza, é cada vez menor a distância entre as aulas presenciais e à distância". Segundo Chiarelli, 10% dos universitários brasileiros estudam por sistema de e-learning, isso nos últimos três anos. De acordo com Chiarelli, com a inserção do MP4, o ensino a distância mantém a vantagem da tangibilidade perante aos cursos presenciais. "O aluno pode assistir às aulas mais de uma vez, reprisar o quanto for preciso para que ele possa entender determinado assunto", diz. Chiarelli, que afirma haver um banco de aulas com mais de 6 mil horas disponibilizados pelo Iesde, salienta o conceito inovador do MP4 na educação à distância. "Na América Latina não há nada parecido. Trata-se de um recurso da educação de qualidade que está à altura das condições financeiras da população". * Carlos Alberto Gomes Chiarelli é um advogado, professor e político brasileiro. Foi deputado federal, senador pelo Rio Grande do Sul e ministro da Educação no governo de Fernando Collor

Um comentário:

  1. O MP4 como ferramenta a disposição do ensino apresenta muitos indícios de que contribuirá significativamente para a educação. Por ser um equipamento de fácil manuseio, ou seja, não requer do seu usuário conhecimentos específicos para utilizá-los, e, por ser um dispositivo que propicia lazer ao seu usuário – ao permitir que o mesmo possa gravar suas músicas favoritas – poderá ser um instrumento de grande aceitação pelos estudantes.

    A prática de gravar aulas não é algo novo na nossa sociedade. Muitos alunos faziam uso dessa prática utilizando-se de gravadores. A diferença agora consiste em que os antigos gravadores eram equipamentos grandes, que não possuíam memória interna e que deveriam ser ouvidos através de um aparelho de som. Já os gravadores de hoje – MP3, MP4, MP5, etc. - são equipamentos menores, de fácil manuseio, que podem ser ouvidos em qualquer ambiente, podendo transpor os áudios para o computador e, também, para os aparelhos de som.

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