segunda-feira, 31 de maio de 2010

Minha contribuição para a temática do blog! :)
Consiste em um texto dissertativo para a matéria Educação e Novas Tecnologias, que coincidentemente aborda o assunto de interesse da nossa página. Defende a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a formação de alunos (incluindo professores que estão se aperfeiçoando) através da (a) necessidade de se incorporar a tecnologia em todos os âmbitos da sociedade e (b) reconhecendo os benefícios da EAD no que concerne à superação da distância.

_____________________________

Tecnologia consiste, basicamente, na intervenção que o ser humano faz no meio com a finalidade de gerar benefício próprio e conhecimento de mundo. Trata-se de um saber fazer, alimentado da experiência, da tradição, da reflexão e das contribuições das diferentes áreas do conhecimento.
Este traço cultural humano se faz bastante evidente nos tempos modernos. Os dias atuais têm experimentado a cybercultura, uma imersão cada vez mais profunda que a sociedade vem fazendo rumo ao domínio das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Há muito considerado retrógrado e pejorativamente tradicional, nosso sistema de Educação implora por modernização. A demanda abrange a facilidade de adaptação e o acolhimento natural dos alunos às ferramentas tecnológicas (motivação esta que pode em muito auxiliar a pedagogia), alcançando ainda a necessidade de se ultrapassar as barreiras impostas pela distância.

Vivendo numa cultura habituada – e dependente – com toda a somação propiciada pela tecnologia, as pessoas têm incorporado de forma crescente as ferramentas que estão surgindo. À medida que saber manipular a tecnologia torna-se culturalmente necessário, os próprios sujeitos passam a demandar sua cômoda presença nas mais diversas áreas da vida. O trabalho pedagógico tem encontrado bons resultados, e o uso definitivo da tecnologia nas escolas e em demais cursos de formação tem sido vislumbrado com otimismo.


Por outro lado, é nitidamente claro o quão benfeitora é a exploração das TIC para a formação e educação continuada (atualização profissional). Especificamente para professores, há a possibilidade de se criarem ambientes virtuais para a realização de cursos teóricos sobre ferramentas pedagógicas. Estes espaços virtuais também permitem a discussão de indivíduos de igual para igual; professores discutem entre si, dividem experiências, sugerem/criticam métodos e debatem mudanças a serem feitas em prol da melhoria do ensino e da aprendizagem.

Portanto, apesar de se atribuírem enormes problemas à utilização das TIC, esta condição tem se mostrado mandatória e altamente benéfica. Não se deve temer; as dificuldades sempre existirão, para tudo o que a humanidade se propuser a fazer – porém, como sempre foi, a superação continuará a ser alcançada através da tecnologia.

_______________________

Espero que tenha somado de alguma forma ao conteúdo de vocês. :)
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário